A previsão do tempo já apontava para dias muito quentes na região nesta semana. Com o intuito de preservar os alunos, o pode público de Quissamã tomou a decisão de reduzir o tempo de aulas nas escolas e creches da rede municipal de ensino. A decisão foi tomada pela Prefeitura em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A decisão vale para todas as 16 unidades de ensino do município. A medida entrará em vigor nesta terça-feira (18) e vai até a próxima sexta (21). Com as mudanças, o turno da manhã nesta semana será de 7h30 às 10h. Já o turno da tarde é das 12h30 às 15h. A noite as aulas vão das 18h às 21h. Escolas de tempo integral e creches irão das 7h30 às 11h30.
A prefeitura informou também que o CAEEQ e EAP não terão atendimentos nesta semana. As atividades físicas também foram suspensas.
O prefeito de Quissamã, Marcelo Batista, reforçou que a medida visa proteger a comunidade escolar. “Estamos passando por um período de calor intenso e é nossa responsabilidade garantir que nossos alunos e profissionais da educação tenham condições adequadas para estudar e trabalhar. Essa é uma ação preventiva para minimizar os impactos das altas temperaturas”, afirmou.
A maior parte das 16 unidades escolares está climatizada, porém o calor intenso já afeta a vazão dos aparelhos. As unidades ainda não climatizadas estão em obras e outras aguardam a instalação do relógio pela concessionária de energia elétrica.