Autoridades de Quissamã se reuniram na última quarta-feira (12) para discutir o planejamento e a organização da segurança no Carvanal 2025. O encontro foi realziado na Comarca Quissamã/Carapebus e contou com a presença do Promotor de Justiça, Dr. Ismael Augusto Sirieiro Monteiro; do Subcomandante da 5ª Cia do 32º BPM, Tenente César Gonçalves de Carvalho; do Delegado da 130ª DP, Raul Morgado; dos Secretários de Segurança Pública de Quissamã e Carapebus, Paulo Vitor Arquejada e Luiz Aladoga; além dos Secretários de Cultura dos respectivos municípios, Kitiely Paula Nunes de Freitas e Gabriel França de Souza Ribeiro.
No encontro as partes também definiram os horários e as normas que serão utilizadas para o funcionamento de eventos, estabelecimentos e demais atividades durante o Carnaval. O principal objetivo é garantir que tudo transcorra normalmente, garantindo a segurança e o bem-estar de todos.
A Secretária de Cultura de Quissamã, Kitiely Freitas, destacou a importância do Carnaval para a cultura e a economia local.
“O Carnaval é um dos momentos mais esperados do ano, promovendo lazer, cultura e movimentando a economia. É uma festa preparada com muito carinho pela Prefeitura de Quissamã. Com as diretrizes estabelecidas, garantimos um evento mais seguro, organizado e acessível para todos. Nossa programação está sendo elaborada para que os foliões aproveitem com responsabilidade e muita alegria”, afirmou.
Já o Secretário de Segurança Pública, Paulo Vitor Arquejada, reforçou a necessidade de um trabalho conjunto para garantir um ambiente seguro.
“Nosso foco é proporcionar um Carnaval tranquilo para toda a população. O planejamento entre as forças de segurança, a Prefeitura e demais órgãos envolvidos é essencial para garantir uma festa ordeira e evitar excessos”, destacou.
O encontro também definiu regras que precisarão ser seguidas. São elas: encerramento das atividades às 2h (da manhã); proibido som automotivo e caixas sonoras na avenida; proibição de som em barracas ou comércios durante o evento e término de evento; proibição da venda de bebidas alcoólicas por comerciante e ambulante do local do evento depois das 2h30; o comércio afastado do local do evento (palco ou avenida) deverá ser fechado às 23h horas; todo comércio próximo ao local do evento (palco ou avenida) deverá ser fechado às 2h40; os comerciantes e ambulantes nos locais de evento poderão vender comidas/lanches até às 04h, sendo vedada a venda de bebidas alcoólicas após o horário de 2h30.
As medidas visam garantir uma festa organizada, segura e agradável para todos os foliões.