Carregando...

CamposEducaçãoEmpregoRio das Ostras

Programa Autonomia e Renda deu início as aulas de cursos profissionalizantes em Macaé e Campos

Alunos de Macaé e Campos deram início nesta semana as aulas nas unidades da Firjan SENAI no Norte Fluminense. As aulas fazem parte do Programa Autonomia e Renda, que possibilita a oferta de curso de formação profissional para nível técnico e de qualificação profissional. Foram mais de 580 alunos ao todo no Estado do Rio de Janeiro, mas aqui no Norte Fluminense foram 150 estudantes contemplados. O programa é fruto de uma parceria entre o Firjan SENAI SESI e a Petrobras.

Os cursos são inteiramente gratuitos e os alunos ainda recebem uma bolsa-auxílio de R$ 660 mensais. Já as mulheres com filhos de até 11 anos o valor é de R$ 858. Em Campos e Macaé, as turmas começaram nesta segunda-feira (10) com aulas dos cursos de Montador de Andaime, formas e escoramento e Pintor industrial, em Campos, e curso de Técnico em Segurança do Trabalho, Mecânico de Máquinas Industriais, Almoxarife de obras, Caldeireiro em Macaé.

“Existe uma necessidade crescente de mão de obra qualificada na Indústria de Energia, especialmente na Petrobras, e essa iniciativa visa oferecer formação profissional e promover o desenvolvimento humano de jovens e adultos, preparando-os para atuar no setor industrial. As aulas de qualificação, gratuitas e com oferta de bolsa auxílio, ajudam a ampliar as oportunidades destes alunos e os preparam para atender a demanda atual do mercado de trabalho”, destaca Eliane Damasceno, gerente de Responsabilidade Social da Firjan SESI.

A formação das turmas foi realizada com foco prioritário em pessoas em vulnerabilidade socioeconômica que moram nas proximidades das operações da Petrobras. Além disso, o programa também direcionou vagas para pessoas sem vínculo formal de emprego e de baixa renda, prioritariamente mulheres; pessoas transgêneros; indígenas e quilombolas; refugiados(as), pessoas com deficiência; pretos(as) e pardos(as).

Divididos em 7 turmas, os 150 alunos de Campos e Macaé terão aulas nos turnos da manhã, tarde e noite. No total, ao longo de 4 anos, o programa atenderá 12.750 mil vagas no Brasil.

Deixe um comentário