Profissionais da Atenção Primária em Cabo Frio recebem formação para qualificar acolhimento neonatal

Profissionais da Atenção Primária em Cabo Frio recebem formação para qualificar acolhimento neonatal

Com foco na qualificação contínua dos profissionais da rede municipal de saúde, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio promove uma série de treinamentos voltados para a melhoria dos serviços prestados à população. Nesta etapa, cerca de 42 médicos da Atenção Básica participaram de uma capacitação específica sobre o atendimento ao recém-nascido.

A formação foi realizada no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e teve como objetivo atualizar os profissionais a partir da perspectiva da Medicina de Família e Comunidade. Entre os assuntos abordados estiveram os principais desafios do período neonatal, redução da mortalidade infantil, acolhimento à dupla mãe-bebê, protocolos da primeira consulta, identificação de situações de risco e vulnerabilidade, estímulo à amamentação, avaliação clínica do bebê, imunização, prevenção de acidentes e ferramentas aplicadas na Atenção Primária à Saúde.

As aulas foram conduzidas pelos médicos Samuel Alencar, responsável técnico da regional Tamoios, e Bianca Siqueira, responsável técnica médica da Atenção Básica na região do Grande Jardim.

Segundo Bianca, a qualificação tem papel fundamental na preparação das equipes para o cuidado integral aos recém-nascidos: “Capacitar é garantir segurança no atendimento e reforçar a atenção à saúde infantil desde os primeiros dias de vida, contribuindo para a prevenção de complicações e para o vínculo com a família.”

As atividades formativas seguem até o mês de julho e contemplam diferentes categorias da rede municipal.

“Investir na capacitação dos profissionais é investir na qualidade da assistência que oferecemos. As ações de junho e julho têm como finalidade aprimorar o conhecimento técnico e, com isso, fortalecer o serviço público de saúde”, destacou Sandra Rabelo, secretária adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Primária.

Na próxima quarta-feira (2), será a vez dos enfermeiros da rede participarem da capacitação, também no auditório da UERJ, a partir das 9h, com o mesmo tema: “Primeira Consulta do Recém-Nascido”, sob condução da coordenadora de Saúde Materno-Infantil, Marcella Vidal.