Carregando...

São Pedro da Aldeia

Prefeitura de São Pedro da Aldeia inicia atividades do projeto “Nutrir com Sabor e Saber”

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu início às atividades do projeto “Nutrir com Sabor e Saber” em 2024, com o objetivo de atender novos alunos da Rede Municipal de Ensino diagnosticados com sobrepeso e obesidade. A seleção abrangeu, aproximadamente, 100 estudantes da E. Mz. Manoel Moraes da Silva (Balneário), E. M. Flonete Alexandrino da Silva (Poço Fundo) e E. M. Profª. Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro (Estação). A iniciativa é coordenada pelo Programa Saúde na Escola (PSE).

Com o “Nutrir com Sabor e Saber”, os organizadores visam conscientizar os responsáveis pelos alunos e desenvolver uma abordagem alimentar mais adequada, além de proporcionar um atendimento diferenciado e individualizado. O projeto acontece em parceria Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, por meio da realização de atividades físicas que contribuem para uma vida mais saudável, além do suporte da Coordenação de Programas Federais, da Coordenação de Nutrição da Secretaria de Educação e do Conselho Tutelar.

Em 2024, o projeto ganhou uma nova abordagem: além do atendimento nutricional e das entregas de alimentos, foram incorporadas atividades físicas. O planejamento visa envolver os alunos em atividades coletivas e realizar ações de conscientização com os pais. O objetivo é criar um impacto positivo e duradouro na saúde e bem-estar desses alunos, transformando suas vidas por meio de uma abordagem abrangente e educativa.

A importância do tratamento nutricional no desenvolvimento infantil foi ressaltada pela Coordenação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde. “A alimentação adequada desempenha um papel crucial não apenas na saúde física, mas também no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Ao promover um tratamento nutricional personalizado para os alunos diagnosticados com sobrepeso e obesidade, buscamos não apenas intervir nas condições presentes, mas também estabelecer bases sólidas para um futuro saudável.

Sabemos que a nutrição é um fator determinante na formação de hábitos alimentares saudáveis, que, por sua vez, impactam diretamente o crescimento e a aprendizagem. Nossa abordagem visa não apenas tratar os sintomas, mas também educar os responsáveis e os alunos sobre escolhas alimentares conscientes e sustentáveis. Acreditamos que investir na nutrição infantil é investir no desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para um futuro mais saudável e equilibrado”, explicou Eduarda Cardoso.