Prefeitura de Búzios trabalha para resolver problema de despejo irregular de esgoto na Lagoa dos Ossos

Prefeitura de Búzios trabalha para resolver problema de despejo irregular de esgoto na Lagoa dos Ossos

A Prefeitura de Armação dos Búzios segue trabalhando em ações que ajudem a identificar e eliminar despejos irregulares de esgoto na Lagoa dos Ossos, depois de uma inspeção realizada no último dia 27 de fevereiro.

A ação aconteceu após uma reunião que contou com a presença de representantes do governo municipal e a concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto do município, a empresa Prolagos, que também participou da inspeção.

Apesar de identificada apenas às vésperas do Carnaval, o problema não é novo, como mostra um comentário no site Tripadvisor, voltado para viagens e turismo, que permite comentários de viajantes que ajudem a avaliar os destinos.

“Suja e mal cheirosa. Cheia de mato e lixo no entorno. Uma tristeza. Não dá pra entender esse descaso todo! A lagoa poderia ser muito bonita…”, escreveu uma usuária do site, em 21 de dezembro de 2024.

De acordo com a Prefeitura de Búzios, a reunião foi motivada por denúncias de que a lagoa estaria sofrendo contaminação por esgoto, mesmo com a Prolagos afirmando que constatou falhas no sistema de esgotamento sanitário.

Acontece que, segundo o município, imóveis na margem direita da lagoa estariam despejando esgoto clandestinamente na rede de drenagem pluvial, o que pode agravar o processo de eutrofização da água, aumentando o risco de proliferação de vetores, como mosquitos e roedores.

A reunião do final de fevereiro para tratar de soluções para o problema contou com a presença de representantes das secretarias do Ambiente e Urbanismo, de Saneamento, de Obras e Projetos, de Serviços Públicos, de Governo, e de Saúde, além da Subsecretaria de Comunicação, e de técnicos da Prolagos.

O objetivo do encontro foi definir um plano de ação e buscar soluções concretas para o problema, como a realização de um mapeamento das redes de esgoto; a identificação das ligações clandestinas; e a notificação dos responsáveis; além de uma ação conjunta de conscientização; de monitoramento e fiscalização contínuos; e prevenção de surtos de doenças.

“Com essa ação integrada entre diversas secretarias e a Prolagos, o governo municipal avança na fiscalização e regularização das ligações de esgoto, garantindo um ambiente mais saudável para os moradores e turistas da cidade. A Prefeitura continuará atuando com rigor contra infrações ambientais e reforça a importância da participação da população na denúncia de ligações clandestinas, contribuindo para uma Búzios mais sustentável e limpa”, afirmou o município.