Prefeitos da região participam de evento do Tribunal de Contas do Estado em Rio das Ostras

Prefeitos da região participam de evento do Tribunal de Contas do Estado em Rio das Ostras

O Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) promoveu, nessa quinta-feira, 15, em Rio das Ostras mais uma edição do programa “TCE Presente”, voltado capacitação de servidores municipais da Região dos Lagos.

Além do prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), e do presidente da Câmara, vereador Marciel (PL), o evento contou com a presença de outras lideranças da região, como a prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), e o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte (PL), que reforçaram a importância do curso.

“É um evento de suma importância para todos os prefeitos. Tem que sempre participar, estar próximo, para poder a gente trabalhar com transparência e, claro, com muita responsabilidade”, afirmou a prefeita Daniela Soares.

O curso reforçou uma postura adotada pelo presidente do órgão, o ex-deputado estadual Márcio Pacheco (sem partido), de que o TCE-RJ deve ter um papel na prevenção de problemas na prestação de contas, que podem causar prejuízos para os municípios.

“Prevenir é sempre melhor que remediar. Muitas das irregularidades encontradas na administração pública poderiam ter sido evitadas se aqueles servidores tivessem conhecimento. Nossa Escola de Contas e Gestão conta com um corpo docente altamente capacitado”, afirmou o conselheiro-substituto, Marcelo Verdini Maia.

Para o prefeito de Casimiro, Ramon Gidalte, a participação no evento, realizado na Câmara de Rio das Ostras, também é importante para aproximar a administração municipal dos órgãos de controle externo, buscando um melhor entendimento.

“Quero ressaltar a importância de um evento desse tipo para que os municípios recebam as orientações necessárias, errem menos, e dessa maneira, a população é que sai ganhando”, avalia Ramon Gidalte.

Além deles, também participaram do evento os prefeitos de Cambuci, Murillo Defanti (PP), de Iguaba Grande, Fabinho (CIDADANIA), de Italva, Léo Pelanca (PL), e de Conceição de Macabu, Valmir Lessa (CIDADANIA), além dos presidentes das câmaras de Quissamã, Mazinho Batista (PP), e de Silva Jardim, Márcio Júnior (PT).