O fim de semana em Búzios foi marcado por um naufrágio próximo à Praia da Rasa, que gerou pânico entre os 18 passageiros de uma embarcação. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o desespero dos ocupantes na água, aguardando resgate. Felizmente, todos foram salvos, e apenas uma idosa de 67 anos precisou de atendimento médico, sendo encaminhada ao Hospital Municipal Rodolpho Perissé pelo Corpo de Bombeiros.
O acidente ocorreu enquanto a lancha, que transportava os 18 passageiros, participava de um chá revelação. Após o naufrágio no alto-mar, lanchas e jetskis que passavam pelo local auxiliaram no resgate, com o Corpo de Bombeiros também sendo acionado. Quando a Marinha do Brasil chegou ao local, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio), as vítimas já estavam seguras.
Este não foi o primeiro naufrágio registrado na região neste ano. Em 5 de janeiro, a embarcação “FISH SEA I” naufragou no Canal do Itajuru, em Cabo Frio, com oito pessoas a bordo. Todos foram resgatados sem ferimentos, mas a Marinha abriu um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para investigar as causas do incidente.
Além disso, no dia 2 de janeiro, outra embarcação, a “Joana Tour”, afundou em Arraial do Cabo com 30 passageiros a bordo, gerando denúncias de irregularidades, como excesso de passageiros e falta de coletes salva-vidas.
Com três naufrágios em menos de dois meses, as investigações continuam, visando identificar falhas na fiscalização e na segurança das embarcações da Região dos Lagos. A Marinha reitera a importância do cumprimento das normas de navegação e incentiva a denúncia de irregularidades pelo telefone 185.