Com a proposta de ampliar a participação feminina na formulação de políticas públicas, a Prefeitura de Cabo Frio realizou nesta segunda-feira (21), no Hotel Paradiso Corporate, a 5ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Sob o lema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, o evento reuniu cerca de 400 participantes, entre representantes da sociedade civil, poder público, lideranças comunitárias e autoridades políticas, em um ambiente voltado ao diálogo e à construção coletiva.
O evento contou com a presença do governador Cláudio Castro, que cumpria agenda na cidade, e teve sua mesa de abertura composta pelo prefeito Dr. Serginho, a secretária-adjunta da Mulher, Bárbara Caetano, a deputada federal Soraya Santos e a ativista Luiza Brunet. “Esse encontro dedicado à escuta e valorização das mulheres é fundamental para o desenvolvimento da cidade”, destacou o prefeito, que chegou ao local acompanhado da primeira-dama, Aline Rabelo.
Durante toda a segunda-feira, o evento promoveu debates organizados por eixos temáticos. Questões como saúde mental, igualdade de gênero, bem-estar, segurança e empreendedorismo foram abordadas por profissionais de diferentes áreas. Um dos painéis, intitulado “Saúde mental da Mulher: A carga invisível que adoece”, reuniu nomes como Ariani Pombo (psicóloga especializada em Oncologia), Débora de Almeida (presidente da FECARJ), Fernanda Fernandes e Heliamar Reis (superintendência de promoção da igualdade racial de Cabo Frio), Carolina Caetano (pedagoga e paciente oncológica) e Ana Paula dos Santos (psicóloga com especialização em Gestalt terapia e atendimento à mulher).
No painel dedicado ao empreendedorismo feminino, a CEO do Açaí do Forte, Jaqueline Almeida, falou sobre a força de transformação econômica e social que nasce das iniciativas lideradas por mulheres.
Representantes da segurança pública também participaram da conferência: Kelly Cíntia, tenente do 25º BPM; Aline Vilas Boas, delegada titular da DEAM; Regiane Costa, coordenadora da Patrulha Maria da Penha; e Tatiana Borsoi, capitã do Corpo de Bombeiros, dividiram experiências e estratégias no enfrentamento à violência contra a mulher.
De acordo com a secretária-adjunta da Mulher, Bárbara Caetano, o momento foi de escuta ativa, troca de experiências e planejamento. “Esse encontro resgata algo essencial para as nossas mulheres. Uma retomada histórica que trazemos com responsabilidade de volta e coloca as mulheres no centro. Foi um momento de ouvir as dores, os sentimentos, os clamores que são extremamente necessários para que a gente possa também chegar junto na construção de políticas públicas”, afirmou.
A conferência foi uma das etapas preparatórias para os debates em nível estadual e nacional, onde as propostas formuladas pelas participantes de Cabo Frio serão apresentadas, reforçando o compromisso do município com o avanço dos direitos das mulheres.
Foto: Wislei Rabello/SECOM