A Coordenadoria Geral de Defesa do Consumidor (Procon) de Cabo Frio realizou, na manhã dessa quarta-feira, 26, uma operação de fiscalização dos quiosques da Praia do Forte, na altura da Praça do Guta, para conferir as instalações elétricas dos estabelecimentos.
A ação, que contou com a parceria de agentes da Guarda Municipal, foi motivada por denúncias de ligação clandestina, o famoso “gato”, nos quiosques às vésperas do Carnaval, que começa oficialmente nesse sábado, 1 de março.
Durante a operação, as equipes de fiscalização intimaram os quiosques a apresentar um laudo assinado por um engenheiro eletricista registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio (Crea-RJ).
O documento, que precisa ser apresentado dentro do prazo de 15 dias, deve atestar que as instalações elétricas dos estabelecimentos estão em perfeitas condições e que não possuem “gatos” de luz nos locais.
Segundo a prefeitura, a ação resultou na constatação pelos agentes do Procon de que apesar de haver 13 quiosques na Praça do Guta, apenas 5 relógios-medidores da concessionária de energia elétrica, Enel, estão instalados no local.
“Essa é uma operação muito importante porque, no momento em que a gente recebe uma denúncia que tem ‘gato’ de energia, temos que prezar pela segurança dos consumidores, pois pode haver risco de curto elétrico e de outras situações danosas. Sendo assim, o Procon deve fiscalizar e intervir sempre que necessário”, afirmou a coordenadora-geral do Procon de Cabo Frio, Mônica Bonioli.