Obras de revitalização do Teatro Municipal de Cabo Frio têm acompanhamento da Cultura

Obras de revitalização do Teatro Municipal de Cabo Frio têm acompanhamento da Cultura

Após quase dez anos fechado, o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, em Cabo Frio, está passando por obras de revitalização graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e da Faetec. Na quarta-feira (17), uma comissão da Secretaria de Cultura visitou o local para acompanhar o andamento dos trabalhos.

O acordo firmado prevê que o custeio da obra seja responsabilidade do Estado, enquanto a Prefeitura ficará encarregada de implantar uma escola de teatro no espaço, transformando o equipamento cultural em um centro de formação artística. A ideia é que o local seja mais do que um palco de apresentações, funcionando também como ambiente de educação e capacitação.

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado no início do ano, após articulação direta do prefeito com o Governo do Estado. Antes disso, a Secretaria de Cultura elaborou um relatório detalhado sobre as condições estruturais do prédio, com apoio de uma engenheira da Secretaria de Planejamento.

De acordo com o secretário de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, a situação exigia urgência. “A parte de iluminação estava sem fiação, todos os aparelhos de ar-condicionado estavam danificados e a caixa cênica havia sido condenada pelo Corpo de Bombeiros devido a infiltrações. A situação era grave e exigia uma ação urgente”, afirmou.

Também participaram da visita as arquitetas Natália Sing e Rachel Campos, responsáveis pelo projeto, o diretor do teatro, Ítalo Moreira, além de técnicos da Secretaria de Cultura.