Carregando...

GovernoNova Friburgo

Nova Friburgo solicitará revisão da sua posição no radar da transparência pública 2023

NOVA FRIBURGO SOLICITARÁ REVISÃO DA SUA POSIÇÃO NO RADAR DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA 2023 

A pesquisa Radar da Transparência Pública, promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que avalia a transparência dos portais públicos, classificou Nova Friburgo com índice intermediário e pontuação de 50,68%. O desempenho ficou dentro da média nacional. Entretanto, a Controladoria Geral da Prefeitura solicitará a revisão da pontuação atribuída ao portal da transparência municipal, pois diversos itens de avaliação que constam no site não foram registrados pelo estudo.

Em 2022, o Portal da Transparência de Nova Friburgo foi classificado com o selo “Prata” neste mesmo estudo, com um percentual de 77,32% no índice de transparência, figurando entre os quatro primeiros colocados das 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro no quesito transparência. Contudo, segundo a Controladoria municipal, não houve mudanças na base de dados estruturais e institucionais, no layout ou nos filtros de pesquisa que justifiquem a mudança na classificação geral do Município, como pode ser constatado por qualquer cidadão.

O levantamento está em sua segunda edição e foi realizado por equipes dos 33 Tribunais de Contas, com informações dos controles internos dos Estados, Municípios e do Distrito Federal. Os sites públicos são classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente, de acordo com o índice de transparência alcançado. A metodologia da pesquisa prevê a verificação de 202 a 258 itens de avaliação em cada um dos sites. A quantidade de critérios varia de acordo com a natureza da instituição, sendo o Poder Executivo o ente que tem matriz de avaliação mais extensa. O objetivo da pesquisa é orientar o poder público sobre boas práticas de transparência em portais públicos.