Carregando...

Rio de Janeiro

No sudeste, o Rio de Janeiro teve a maior retração na tomada de crédito pelos consumidores

Em julho, todas as Unidades Federativas (UFs) do sudeste registraram queda na busca dos brasileiros por recursos, segundo dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian. O ranking da região mostra o Rio de Janeiro com a maior retração (-14,5%), e o Espírito Santo com a menor (-1,9%).

Na visão nacional, em julho, comparado com o mesmo mês de 2022, houve uma queda de 10,9% na busca por recursos financeiros. O indicador não registra números positivos desde maio de 2022. “Os consumidores continuam arredios à tomada de crédito principalmente pelos juros altos que tornam o momento inapropriado para isso. Para que o indicador volte a registrar números positivos, a renegociação de dívidas e o corte de gastos são medidas importantes a fim de conseguir se reorganizar financeiramente”, disse o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

A queda também seguiu no recorte de renda pessoal mensal do indicador, com destaque para a faixa “até R$500” com a maior retração (-13,3%) e “mais de R$10 mil” com a menor (-9,3%). Nenhuma UF registrou crescimento na procura dos consumidores por crédito. A queda mais acentuada foi observada no Distrito Federal, com -43,9%.