Conforme antecipado ontem com pelo Blog, nesta quarta-feira, 27, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), assinou, por volta do meio dia, o Decreto que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Açu, localizada no Distrito Industrial de São João da Barra, no Norte Fluminense.
A solenidade durou cerca de uma hora e meia e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, além do governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), deputados como Christino Áureo (PSD) e Altineu Cortes (PMDB), além do prefeito de Campos e presidente da Ompetro, Rafael Diniz.
A ZPE do Açu será a primeira da região Norte Fluminense e a 26ª do país, sendo que apenas uma está em operação. A previsão é que a Zona de Exportação do Açu esteja em atividade dentro de 24 meses.
Além de trazer desenvolvimento para o Estado do Rio, o complexo vai contribuir com a economia do País ao fortalecer, principalmente, as exportações, segundo Temer. “O empreendimento conecta o capital nacional com o capital estrangeiro e com muito sucesso”, explicou o presidente.