A Marinha do Brasil (MB) fez uma descoberta um tanto quanto curiosa e ao mesmo tempo histórica. Um navio da 2ª Guerra Mundial foi encontrado a 35 milhas náuticas (cerca de 65 km) do litoral de Macaé. Segundo informações, trata-se do antigo Navio Auxiliar (NA) “Vital de Oliveira”, atacado em 1944 pelo submarino alemão U-861. Na ocasião, o ataque causou cerca de cem mortes.
As informações do navio foram coletadas durante a comissão “Testes de Mar e Comissionamento” do atual Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”. A descoberta foi no dia 16 de janeiro e contou com a ajuda de mergulhadores locais.
A descoberta teve início quando um pescador teve uma rede presa ao fundo do mar. A partir daí, os mergulhadores José Luiz e Everaldo Pompermayer atenderam ao chamado do pescador. Por conta da profundidade, eles pediram auxílio de Domingos Agonso Jório, mergulhador de grandes profundidades, que identificou que a rede estava presa em um canhão e relatou o fato à Marinha.
Descobertas como esta são importantes para diversas áreas como Arqueologia, História, Antropologia e até mesmo Engenharia Naval. Naufrágios trazem consigo registros da história marítima do Brasil. Tais evidências ajudam a compreender rotas comerciais, estratégias navais, avanços tecnológicos e episódios como confrontos militares e desastres marítimos. Embarcações associadas a Segunda Guerra Mundial como a encontrada próxima a Macaé se tornam ainda mais relevantes, dada a importância histórica do período. A partir de agora serão desenvolvidos diversos estudos e pesquisas sobre o navio, trazendo fragmentos importantes que ajudem a contar parte de sua história.