Quem caminha pela Orla de Costazul já nota a presença de novas placas informativas na vegetação de restinga, ao longo da faixa de areia. Esta semana, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca começaram a instalar a sinalização no local, com objetivo de conscientizar a população e manter a área livre de lixo.
O Município faz a limpeza diária das praias e da vegetação, mas ainda assim há acúmulo de lixo na área verde, por conta do descarte irregular de resíduos.
A sinalização instalada lembra a moradores e turistas que a restinga não é local para depósito de resíduos e que cabe ao visitante despejar seu lixo no local adequado ou levá-lo de volta.
LEGISLAÇÃO – Importante destacar que jogar lixo em local indevido é crime e gera multa a quem o pratica, conforme prevê a legislação federal e a Lei 1870/2014, do Município. A punição pode ser agravada em caso de descarte na restinga, inserida em uma Área de Preservação Permanente – APP.
DENÚNCIA – O Município solicita ainda à população que denuncie o descarte de lixo na orla e na restinga pelo telefone 0800-0226-301, da Guarda Civil Municipal, ou pelo Fale Conosco da Prefeitura em www.riodasostras.rj.gov.br/fale-conosco/
MUTIRÃO – É preciso seguir avançando na Educação Ambiental. Mas a boa notícia é que boa parte da população já vem se organizando para proteger as praias da Cidade da poluição.
Como exemplo, no último dia 8, aconteceu um grande mutirão de limpeza da Praia de Itapebussus, organizado pelos moradores do Bosque d’Areia, Praiamar e Floresta das Gaivotas, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na ação foram recolhidos 800 quilos de lixo. O mutirão fez parte da programação pelo mês do Meio Ambiente, celebrado em junho.