Cabo Frio esteve representada neste domingo (27) na XI Marcha das Mulheres Negras do Estado do Rio de Janeiro, realizada na orla de Copacabana. O ato faz parte do calendário nacional que culminará na Marcha das Mulheres Negras em Brasília, com previsão de reunir um milhão de participantes e apoio do Ministério da Igualdade Racial.
Mulheres de diversos bairros e comunidades de Cabo Frio — entre elas quilombolas, moradoras de São Jacinto, Jardim Esperança, Maria Joaquina e Tamoios — marcaram presença na manifestação, que simboliza resistência, ancestralidade e avanço nas pautas sociais.
A participação foi viabilizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria-Adjunta de Políticas Públicas da Mulher, que disponibilizou transporte às participantes. A ação reforça o compromisso do município com a equidade racial, a inclusão e a ampliação da representatividade feminina nos espaços públicos.
Durante a marcha, diferentes grupos e coletivos de mulheres negras, de múltiplas crenças e origens, se uniram em defesa do direito ao bem viver, à justiça social e contra as diversas formas de violência institucional.
“Seguimos juntas, construindo um presente antirracista, com a força e a voz de todas as mulheres”, afirmou Bárbara Caetano, secretária-adjunta da Mulher.