Carregando...

Maricá

Ministro das Comunicações participa de inauguração de CRC em Maricá

A Prefeitura de Maricá inaugurou, nessa segunda-feira, 17, a Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade de Inoã, que passa a abrigar também o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), localizada na Rua Quatro, 534, Qd. 13, Lote 12, nas Chácaras de Inoã.

Realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com o Ministério das Comunicações, do governo federal, a inauguração faz parte do programa “Computadores para Inclusão”, que renova equipamentos de órgãos públicos fora de uso para a criação de laboratórios de informática em escolas e associações em todo o Brasil.

Segundo a prefeitura, os computadores passam por um processo de manutenção nos CRCs, onde são restaurados por alunos durante os cursos de capacitação técnica, dando aos participantes a oportunidade de aprender habilidades práticas.

Além disso, o local oferecerá cursos de capacitação profissional em informática, ensinando ainda sobre a recuperação de computadores, e sobre o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos.

A inauguração contou com a presença do vice-prefeito Joãozinho (PT), que representou o prefeito Washington Quaquá (PT), e ressaltou a importância da parceria com o Ministério das Comunicações para a política pública de inclusão digital na cidade.

“Essa é uma parceria muito estratégica para Maricá. Esse projeto está saindo do papel fruto de uma emenda do então deputado federal e atual prefeito Quaquá. Estamos entregando para Maricá, principalmente aqui para Inoã, um equipamento importante não só na questão do recondicionamento dos equipamentos, mas na qualificação profissional do acesso à ciência, tecnologia e inclusão digital”, destacou Joãozinho.

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho também marcou presença do evento, reforçando a importância do programa “Computadores para Inclusão” na promoção da inclusão digital em várias cidades do país.

“A gente tem buscado levar educação, inovação, tecnologia e acesso para pessoas vulneráveis em comunidades, fazendo a destinação correta do lixo eletroeletrônico, e também preparando equipamentos para a doação. Assim, formamos pontos de inclusão digital nas comunidades nas escolas públicas brasileiras”, disse o ministro.

O evento contou ainda com a participação da deputada estadual Zeidan (PT-RJ), que falou sobre a importância da iniciativa para os estudantes de Maricá, e também para a preservação do meio ambiente e de soluções mais sustentáveis.

“Essa Incubadora e o CRC são superimportantes, não só para que a gente tenha um reforço pedagógico na educação do município, mas também pela inserção das nossas crianças e adolescentes na tecnologia. Digo que as pautas principais, hoje, são a tecnologia e o meio ambiente. Esse equipamento representa um avanço aqui e um gesto de preocupação com a questão da reciclagem”, acrescentou Zeidan.

Deixe um comentário