No início da noite desta quinta-feira (30), a Câmara de Macaé realizou a entrega da “Medalha Alba Corral”. O objetivo é reconhecer mulheres que promovem ações de relevância no município. Entre as agraciadas com a honraria, estão servidoras, líderes de movimentos sociais, artistas, empresárias e religiosas.
Ao abrir o evento, o presidente Cesinha (Solidariedade) ressaltou a importância da solenidade. “Hoje, temos pouco a falar e muito a ouvir de cada uma de vocês. Estaremos em uma sociedade mais justa quando mais mulheres ocuparem os espaços de poder. Contem sempre com a Câmara na luta pela igualdade de direitos.”
Iza Vicente (Rede) também celebrou o momento. “Como única parlamentar na atual Legislatura, é sempre emocionante estar com a Câmara cheia de mulheres. Fico muito feliz em ver que os demais vereadores estão homenageando pessoas que admiro, pois cada uma aqui é uma potência. Que a gente possa estar cada vez mais inserida na política”, disse.
A medalha é uma das honrarias criadas pela Câmara. Para ser agraciada, é preciso aprovação por maioria no plenário, com posterior publicação no Diário Oficial de Macaé (DOM).
Emoção marca a solenidade
Uma das homenageadas pelo líder do governo Luciano Diniz (Cidadania) foi a ex-vereadora e ex-vice-prefeita Marilena Garcia (PT). Ela fez uma participação por vídeo, pois está em tratamento de um câncer e não pôde estar presente. A defesa por melhor assistência aos pacientes oncológicos marcou o momento. “O secretário de Saúde (Alexandre Cruz) me informou que a cidade terá um espaço próprio para atender não apenas quem está em tratamento, mas também para acolher os familiares. Agradeço muito a todos os envolvidos nessa conquista.”
Professora aposentada, Marli de Souza Adolfo Reduzino segue na ativa como guarda sênior. A honraria foi entregue a ela por Cesinha. “Foram 25 anos dentro da sala de aula, mas hoje é a primeira vez que recebo uma homenagem. Estou muito feliz. Só tenho a agradecer.”
Já a bailarina e militante cultural Vania Tolipan recebeu a medalha de Amaro Luiz (PRTB) em nome da amiga Clarita Ferrari Gonzalez. “A felicidade é enorme por estar aqui. Eu tive o prazer de conviver com a dona Alba até seus últimos dias. Graças a ela, fundamos a entidade Portadores da Alegria, trabalhando com deficientes, recuperando movimentos e dando autonomia. Ela foi tudo na minha vida e na de muitos outros.”
História
Quando deixou São Paulo com a família e veio para Macaé, na década de 1950, Alba Corral ainda era uma criança, mas as belezas naturais que viu entre praias, rios e cachoeiras a deixaram encantada. Já adulta, dividia o tempo entre o trabalho e o ativismo, inclusive social e ambiental. E foi assim que ela passou a ser vista como uma das lideranças locais.
Em 1996, aceitou o convite para entrar na política e foi eleita vereadora, assumindo o mandato no ano seguinte. Na biografia, também aparece como destaque a coordenadoria da Agenda 21 de Macaé. Tratava-se de um programa que desenvolvia iniciativas de sustentabilidade, com base nos acordos firmados na conferência Eco-92, que ocorreu no Rio de Janeiro. Ela faleceu no dia 23 de novembro de 2013, aos 80 anos.