Carregando...

Maricá

Maricá: Governo anuncia criação de ‘Auxílio Recomeço’ e ‘Mumbuca Suporte’ para ajudar vitimas do temporal do inicio do mês

Mais duas novas medidas socioeconômicas importantes para ajudar as vítimas do temporal que atingiu Maricá na noite de 1º de abril, foram anunciadas nesta segunda-feira, 25, pelo prefeito, Fabiano Horta (PT). A criação do ‘Auxílio Recomeço’ e do ‘Mumbuca Suporte’ vão ajudar na reconstrução das casas com aquisição de móveis e eletrodomésticos perdidos durante a chuva, além da reforma dos imóveis. 

Enquanto o Auxílio Recomeço – no valor de 5 mil mumbucas – vai ser destinado a pessoas com rendas de até três salários minimos, com residência fixa na cidade e laudo da Defesa Civil,  o Mumbuca Suporte vai conceder linha de crédito entre três e dez mil mumbucas, destinada a pessoas com renda mensal acima de três salários mínimos e com taxas de juros zero nos créditos de até cinco mil mumbucas.

O projeto de lei que regulamenta os benefícios já foi encaminhado à Câmara e deve ser votado amanhã. “Queremos tranquilizar nossos cidadãos e garantir que nossa equipe trabalhou incansavelmente para que essas medidas fossem providenciadas no menor tempo possível e, dessa forma, esperamos que as pessoas possam recomeçar e reconstruir seus lares atingidos por aquela forte chuva”, frisou Horta.

Pacote de medidas

Vale lembrar ainda que as novas medidas se somam a outras tomadas pelo Governo logo após o temporal, como a abertura imediata de abrigo emergencial no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, e o pagamento do aluguel social no valor de 1.500 mumbucas. Na mesma semana, o prefeito encaminhou projeto ao Legislativo para prorrogar o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) até o mês de dezembro, mantendo o valor de 600 mumbucas.

Por outro lado, o valor do benefício do programa Renda Básica da Cidadania (RBC) também foi aumentado de 170 para 200 mumbucas. O plano foi elaborado em parceria com as secretarias Desenvolvimento Econômico, Economia Solidária e com o aval de órgãos, como a Controladoria e Procuradoria, para assegurar amparo das autoridades de controle do município.

De acordo com a Secretaria de Habitação, atualmente 150 famílias que tiveram de deixar suas casas recebem o aluguel social, além de outras 100 pessoas que buscam imóveis e estão hospedadas em pousadas da cidade custeadas pela Prefeitura. A Defesa Civil Municipal mapeou os 25 bairros mais atingidos e constatou que 9.950 residências foram atingidas de alguma forma, emitindo 51 autos de interdição total e 65 de interdição parcial. Até agora, foram realizadas pelos técnicos cerca de 1.500 vistorias.