Machadinha recebe curso de letramento racial em ação da Prefeitura de Quissamã

Machadinha recebe curso de letramento racial em ação da Prefeitura de Quissamã

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenadoria Especial de Políticas para a Igualdade Racial, realizou nesta quinta-feira (3) o curso de Letramento Racial na Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição Azevedo, situada no Quilombo de Machadinha.

A atividade foi conduzida pela especialista e CEO da Diversia Consultoria, Yaisa N’Zinga, e se propôs a ser um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva. Com foco na promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e antirracista, o curso reforçou a importância da educação para o enfrentamento das desigualdades raciais e o fortalecimento da cidadania.

“Letramento racial é uma jornada de consciência. Não se trata apenas de reconhecer o racismo, mas de aprender a enfrentá-lo com coragem, empatia e ações concretas”, destacou Yaisa.

“A promoção do letramento racial é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade igualitária. Realizar essa atividade em um espaço de grande representatividade como o Quilombo de Machadinha reforça nosso compromisso com o combate à discriminação e a valorização da diversidade”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Lucas Pacheco.

O encontro contou ainda com a presença do diretor administrativo da unidade escolar, Allan Alves; da coordenadora de Políticas para a Igualdade Racial de Quissamã, Janaína Pessanha; da secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Macaé, Ingrid Aprígio; da subsecretária Sheila Juvêncio; de representantes da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Machadinha; além de membros da comunidade escolar.

“A escola é um espaço essencial para o despertar de consciências e o enfrentamento das desigualdades históricas. Discutir identidade racial e valorizar a cultura afro-brasileira é urgente e necessário”, afirmou Janaína Pessanha.