Carregando...

BrasilEstadoGeralMacaé

Macaé: vereadores se posicionam sobre proposta de aumento de cadeiras na Câmara a partir de 2021. Veja o que eles pensam!

No fim de semana, o Blog noticiou a decisão da Câmara de Quissamã que, no início deste ano, modificou o regimento interno e aprovou o aumento de vereadores no plenário a partir de 2021. Em Macaé, alguns atores políticos sem mandato, como o empresário André Longobardi (MDB), também defendem o acréscimo de parlamentares nas redes sociais.

O argumento de quem defende o aumento de cadeiras é baseado em duas coisas: maior representatividade politica e nenhum gasto a mais dos recursos públicos, já que o percentual de repasse da Prefeitura ao Legislativo é fixado na Constituição e não pode ser alterado nos municípios mesmo com novos vereadores.

Contudo, o Blog começou a ouvir os vereadores do município. Até aqui, as opiniões dos que se posicionaram foram quase unânimes: não apoiam o aumento dos atuais 17 assentos para 21. Aliás, alguns como Cesinha (PROS), defendem o oposto: a redução para 12 parlamentares a partir de 2021.

Julinho (MDB) e Marcio Bittencourt (MDB), também são contrários à ideia. No bloco de oposição, até agora, somente Maxwell Vaz (SD) se posicionou e fez coro com os colegas da situação. Marcel (PT) e Marvel (Rede) disseram que ainda não avaliaram o tema e, por isso, não tem opinião formada sobre o assunto.

O petista enfatizou, contudo, que não acredita que mais vereadores na Casa possa melhorar a qualidade do Legislativo. Já o correligionário de Marina Silva disse que precisa estudar a pauta com seu grupo político antes de se manifestar publicamente.

Pauta já levantada na semana passada até pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), que defendeu a redução dos atuais 513 para 400 deputados, ao longo desta semana, o Blog tentará ouvir outros parlamentares sobre o tema em nível municipal.