Carregando...

BrasilEstadoGeralMacaé

Macaé: vereador quer obrigar a SIT por lei a ser responsável pela manutenção de terminais e pontos de ônibus. Entenda!

Cada vez que chove em Macaé, ruas e bairros ficam completamente alagados. Essa é uma realidade presente no município há décadas. Contudo, usuários do transporte coletivo na cidade também sofrem em dias de mau tempo.

Isso porque, a precariedade de pontos de ônibus – a grande maioria não dispõe de cobertura – e, principalmente, dos terminais causa mau-estar e coloca a vida de muitas pessoas em risco em dias de chuva forte.

Na outra ponta, a SIT – consórcio de empresas de ônibus que explora o sistema em Macaé e arrecada milhões mensalmente – nunca foi obrigada a investir em manutenção destes espaços que, apesar de públicos, fazem parte do serviço que oferecem.

A Para se ter uma ideia dos riscos de acidentes nestes espaços, cerca de 120 mil pessoas passam diariamente pelos terminais de ônibus do município.

Contudo, essa história pode ganhar um novo capítulo. Marcel Silvano (PT) está iniciando uma mobilização para que um Projeto de Lei de Iniciativa Popular possa ser encaminhado à Câmara para obrigar a SIT a realizar a manutenção de terminais e pontos de ônibus.

Na prática, a ideia é fazer com que a empresa invista em obras para reparar telhados, banheiros e outros espaços de uso coletivo dos usuários. A proposta pode causar nova polêmica entre oposição e situação no Legislativo em pleno ano eleitoral. A conferir!