Anunciada para o período entre 1 e 3 de abril desse ano, em Brasília, a IV Marcha dos Secretários de Turismo terá como tema “Construindo o Futuro do Turismo”, e já conta com o 1º representante confirmado da região.
Realizada pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (ANSEDITUR), a marcha terá a participação do secretário adjunto de Turismo de Macaé, Léo Anderson, conforme confirmou a prefeitura na última semana.
De acordo com o município, o gestor levará para o encontro nacional pautas importantes para o turismo da cidade, mas também para o turismo regional, como reforçar o potencial de Macaé para receber grandes eventos.
Em resposta à nossa equipe, a prefeitura lembra que, além de Macaé ser um dos 6 municípios da região Costa do Sol classificados com a categoria A pelo Ministério do Turismo, a cidade ainda conta com a reforma do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, que já recebeu eventos nacionais e internacionais.
“Entre as pautas, abordaremos a questão do turismo regional e dos potenciais da cidade que, além de estar com um Centro de Convenções totalmente revitalizado, também figura no mapa do turismo nacional com a categoria máxima, a A. Na oportunidade também trataremos de propostas para futuras parcerias com o Ministério do Turismo e Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo)”, revelou o município.
Realizada de maneira anual, a IV Marcha dos Secretários de Turismo promete reunir gestores públicos, autoridades, líderes, pesquisadores e profissionais do turismo de todo o Brasil para debater políticas, tendências e estratégias para o desenvolvimento sustentável da atividade no país.
“Nosso objetivo é proporcionar aos secretários e secretárias de Turismo de todo o Brasil, que estão iniciando sua gestão, uma rica oportunidade de qualificação, troca de conhecimentos e cooperação”, falou o presidente da ANSEDITUR, Ítalo Mendes, que é secretário de Turismo de Grão Mogol, em Minas Gerais (MG).
Além de debater temas como inovação, tecnologia e dados aplicados ao turismo; sustentabilidade e turismo responsável; capacitação e qualificação profissional; e promoção e marketing de destinos, o evento conta também com parcerias importantes para o setor.
“A parceria com o Ministério do Turismo e a Embratur, apoiadores do evento, tem sido essencial para o fortalecimento dessa agenda”, reforça Ítalo Mendes.
Questionadas sobre a presença de seus gestores no evento, as prefeituras de Cabo Frio, Quissamã e Arraial do Cabo não responderam, e a Prefeitura de Rio das Ostras informou que ainda não confirma a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro (DC), no evento.