Macaé registra redução histórica de crimes às vésperas de nova troca no 32º BPM

Macaé registra redução histórica de crimes às vésperas de nova troca no 32º BPM

Macaé irá receber nesta sexta-feira (22), às 11h, a troca de comando do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM). Na ocasião, o coronel Olavo Otávio Ramos encerrará sua gestão tendo acumulado conquistas importantes na unidade, que é responsável pelo policiamento em Macaé, Conceição de Macabu, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã e Carapebus. Ele será substituído pelo coronel Marcelo Henrique Ferreira Guimarães, que anteriormente estava à frente do 26º BPM, em Petrópolis.

Dentre as conquistas importantes registradas pelo coronel Olavo a frente do 32º BPM nos seus nove meses de gestão estão a queda expressiva de índices criminais em julho deste ano, a queda de 33,3% da letalidade violenta em relação ao mesmo período do ano anterior. Soma-se a isso também o menor número já registrado na série histórica do batalhão. No mesmo período, os roubos de veículos e de rua recuaram 50%, consolidando o mês como um marco na redução da criminalidade na região.

Os resultados também se mostram positivos no primeiro semestre, com a redução de 21,7% na letalidade violenta; redução de 16% nos roubos de veículos e diminuição em 36,2% nos roubos de rua. Todos esses são considerados recordes para o período.

Internamente, o coronel Olavo também se destacou pelo foco no aprimoramento administrativo e estrutural da unidade. Foram feitas reformas nas instalações, manutenção e renovação de veículos, modernização de seções especializadas e progressos na área da saúde policial. Um dos projetos com maior impacto social foi a criação do Programa de Cinoterapia, realizado em colaboração com o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e a Faculdade Estácio de Sá, que começou a fornecer atendimento especializado e inclusivo a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“O trabalho desenvolvido ao longo desses meses foi construído de forma coletiva. Cada resultado obtido reflete o empenho de oficiais e praças, que se dedicaram para garantir mais segurança à população e dignidade à tropa”, afirmou Ramos.

Trajetória
Natural do Rio de Janeiro e com 51 anos, o coronel ingressou na Polícia Militar em 1995. Bacharel em Direito pela Universidade Castelo Branco, concluiu todos os cursos de formação, aperfeiçoamento e altos estudos da corporação, incluindo o Curso Superior de Polícia Militar (2017). Em três décadas de carreira, acumulou experiência em diversas frentes estratégicas: foi comandante do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (2019–2021), 36º BPM (2021), 41º BPM (2021–2022) e 20º BPM (2024). Exerceu ainda funções de destaque como Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Especiais (2024) e na Coordenadoria de Polícia Pacificadora (2022–2023). Sua trajetória administrativa inclui passagens pelo 5º Comando de Policiamento de Área e pelo Comando de Policiamento Especializado, além de funções de chefia em unidades da Baixada, interior e capital. Foi agraciado com condecorações como as medalhas de 10 e 20 anos de serviço, o Distintivo de Lealdade e Constância e a Medalha da Ordem dos Cavaleiros Honorários.

A partir de agora, Olavo Ramos assume como chefe do Estado-Maior do 5º Comando de Policiamento de Área (5º CPA), ao lado do coronel Rogério Figueredo. O 5º CPA é responsável pelos batalhões de Angra dos Reis (33º BPM), Volta Redonda (28º BPM), Resende (37º BPM), Barra do Piraí (10º BPM) e pela 2ª Companhia Independente de Paraty.

Com os avanços obtidos em sua gestão, o 32º BPM encerra este ciclo com um legado de eficiência operacional, inovação em programas sociais e recordes históricos nos indicadores criminais, consolidando-se como referência em segurança pública no Estado do Rio de Janeiro.