Acontece no próximo dia 24 (quinta-feira ) o IX Seminário de Educação na Perspectiva Inclusiva. A programação vai acontecer na Cidade Universitária, das 8h às 17h, e faz parte do calendário da rede municipal.
Com o tema “O trabalho colaborativo como ferramenta para inclusão escolar”, a finalidade do encontro é debater a importância da rede no atendimento das diversidades, enfocando a importância do trabalho e do compromisso com a inclusão.
A abertura da programação será às 8h30. Já às 9h30 haverá apresentação cultural dos atendidos do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes). Já às 10h haverá a palestra “O trabalho colaborativo como ferramenta para inclusão escolar” com a especialista, a psicóloga Ana Lídia Borromeu.
Já às 10h40 será a vez da temática “O trabalho colaborativo sob a ótica da Superintendência de Educação Inclusiva e Social/ Semed”, com Sara Lopez, professora da equipe de Educação Inclusiva da rede municipal de Macaé. A programação segue às 11h20 com a palestra sobre o trabalho desenvolvido no Cemeaes, que abrange as unidades do Centro, Barra, Aeroporto e Córrego do Ouro. Às 12h haverá intervalo.
No turno da tarde, o Seminário segue às 13h30 com a palestra “A importância da intersetorialidade para inclusão escolar”, com a enfermeira especialista em Psiquiatria e Saúde Mental e coordenadora do Programa de Saúde Mental, Lorrane Moreira. Também haverá a abordagem “O apoio colaborativo sob a ótica da família da pessoa com deficiência”, às 14h15, com a palestrante Lucia Anglada (presidente de honra do Movimento Motivados pelo Autismo de Macaé – MOPAM). A última palestra será “Educar para a diversidade: os cinco pilares da Educação Inclusiva” com Leonardo Gontijo e Eduardo Gontijo (Instituto Mano Down).