O prefeito de Macaé, Welberth (Cidadania), foi entrevistado por Robson Oliveira nesta sexta-feira, 12, em seu programa na Hits FM. O radialista, ex-vereador e que também disputou as eleições municipais ano passado, abordou assuntos como vacinação e volta às aulas presenciais com o chefe do Executivo.
Welberth aproveitou para anunciar que a partir da próxima semana, de acordo com orientação do Governo do Estado, os idosos com idade igual ou superior a 85 anos serão vacinados – mesmo sem que o primeiro grupo, formado por profissionais da Saúde, tenha sido completamente imunizado.
O chefe do Executivo também respondeu perguntas sobre o retorno das aulas presenciais e voltou a dizer que tem dialogado com diferentes setores da sociedade para construir as condições seguras para a reabertura das escolas – tanto da rede municipal quando da particular.
“Não é fácil essa decisão. A população está dividida. Mas a tendência é o retorno das aulas presenciais”, frisou Welberth demonstrando preocupação ainda com a saúde emocional das crianças pelo longo tempo afastadas do convívio de colegas e professores.
O chefe do Executivo elencou ainda ações do Governo para fomentar a economia ao mesmo tempo em que atua no combate à pandemia. “É preciso entender a dor de quem enfrenta a perda de alguém que ama pela Covid, mas também de quem perdeu o emprego ou a empresa. O Governo tem se debruçado muito sobre este tema”, frisou.
‘Proibido perder negócios’
Segundo Welberth, as reuniões com empresários interessados em investir na cidade tem sido constante. O prefeito chegou a brincar dizendo que o slogan interno tem sido ‘Proibido perder negócios’. Ele garante que a cidade hoje está mais agressiva na captação de negócios.
“Vamos lançar em breve o Empregômetro. Queremos mostrar quantos empregos diretos serão criados e quantas novas empresas estarão se instalando no município”, anunciou, lembrando de reuniões com representantes do novo porto, das termelétricas, de redes de hospital e de lojas de atacado.
Questionado por Robson, o chefe do Executivo também falou sobre abastecimento de água, transporte público, tratamento de esgoto e alagamentos. Welberth garantiu que após a revisão dos contratos as empresas terão de se ajustar na prestação dos serviços ou a judialiçazão da relação será o caminho inevitável.
“Vamos jogar duro para resolver estes problemas. Estamos buscando maneiras de rescindir o contrato com as concessionárias que não oferecerem o serviço que está previsto em contrato”, resumiu.
Para finalizar, o prefeito fez um balanço sobre os primeiros 40 dias de Governo. Disse que ‘trabalho e dedicação’ definem esse período à frente do Governo. “Saio todo dia todo dia da Prefeitura à 2h, 3h da manhã. Tenho colocado a casa em ordem e estabelecido o ‘Governo do dialogo’”, argumentou.
Entretanto, Welberth se mostrou surpreso com as amarras legais que o cargo possui. De acordo com ele, as burocracias para governar acabam frustrando um pouco. “Mas seguimos com muita vontade de fazer a coisa acontecer. A burocracia frustra um pouco a gente, mas vamos seguir trabalhando na base do sangue, suor e lágrimas”.