Pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos Políticos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e pela UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) verificou a transparência das atividades legislativas nos municípios do Estado do Rio de Janeiro. O levantamento foi realizado entre 25 de agosto e 30 de outubro de 2022. A Câmara de Macaé ficou em 3º lugar no ranking atrás apenas da Capital e de Nova Friburgo.
Ao todo, quatro categorias foram analisadas: atividade legislativa, atividade administrativa, atendimento ao cidadão e usabilidade com seguintes critérios básicos: integralidade; linguagem clara; atualidade; série histórica; e dados abertos. Neste período, três pesquisadores realizaram separadamente visitas aos sites das Câmaras Municipais do Estado com o objetivo de avaliar os indicadores de Transparência elaborados.
Cada categoria avaliada ainda foi subdividida em indicadores, 39 ao todo, como recursos de acessibilidade, contratos firmados, divulga terceirizados, folha de pagamento, acesso à ouvidoria, resultado das deliberações em plenário.
“Esse é o reconhecimento do trabalho sério e comprometido que a presidência da Casa, juntamente com todos os demais vereadores, vem desenvolvendo neste mandato. Ainda temos muito a avançar e vamos prosseguir”, comemora o presidente do Legislativo macaense, Cesinha (PROS).
Confira abaixo o Ranking de Transparência dos Portais das Câmaras Municipais do Estado do Rio de Janeiro:
- Rio de Janeiro: 91,43
- Nova Friburgo: 85,64
- Macaé: 85,63
- Porto Real: 83,24
- Seropédica: 82,46
- Mangaratiba: 82,43
- Miguel pereira: 81,54
- Cabo Frio: 81,21
- São Pedro da Aldeia: 80,67
- Quatis: 80,17