Macaé foi uma das 5 cidades do estado do Rio de Janeiro escolhidas para receber uma unidade móvel odontológica. A doação veio do Ministério da Saúde, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde). A informação foi confirmada na última quinta-feira (21), durante a cerimônia de entrega realizada em Sorocaba (SP).
A unidade móvel faz parte de uma ação estratégia do Brasil Sorridente, programa público de saúde. Ao todo, 45 unidades serão doadas para a região sudeste, o que representa um investimento de R$ 17 milhões. Só que aqui no estado do Rio serão apenas cinco unidades. Além de Macaé, Belford Roxo, Itaperuna, Japeri e São Francisco de Itabapoana foram escolhidas.
A escolha se deu por meio de critérios como: questão socioeconômica, extensão territorial e proporcionalidade regional. O objetivo era evitar a concentração de recursos e ampliar a cobertura em saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS) aos mais necessitados. Cerca de 1,4 milhão de pessoas devem ser beneficiadas em todos os estados, com acesso gratuito à saúde bucal. Vale destacar também que cada unidade tem o potencial de atender cerca de 3,5 mil pessoas.
A solenidade de entrega contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que entregaram 400 unidades odontológicas móveis. Representaram Macaé, o Secretário de Saúde Dr Lucas Rodrigues, a Secretária de Atenção Básica, Simone Salles e a coordenadora da Odontopediatria do município, Carla Bittencourt. O objetivo da entrega é levar saúde bucal para quem mais precisa, ampliando o acesso da população.
Para o Secretário de Saúde, Dr Lucas “a entrega da segunda unidade de odontomóvel reforça o compromisso da nossa gestão em ampliar o acesso à saúde em todas as regiões de Macaé. Esse investimento garante que o cuidado chegue a quem mais precisa, reduzindo desigualdades e aproximando os serviços da população. É mais um passo na construção de uma saúde pública eficiente”, salientou.
Com investimento de R$ 152 milhões do Novo PAC Saúde, os novos veículos vão beneficiar pessoas em todos os estados. A entrega marca a retomada, após 10 anos, de uma ação estratégica do Brasil Sorridente, que garante acesso à saúde bucal em regiões rurais, remotas e de difícil acesso.
A unidade é equipada com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, entre outros equipamentos essenciais para garantir a qualidade do atendimento odontológico. Componente móvel do Brasil Sorridente, a unidade móvel é uma extensão da Unidade Básica de Saúde. Os veículos contarão com a atuação de equipes compostas por cirurgião-dentista e auxiliar e/ou técnico em saúde bucal, habilitadas pelo Ministério da Saúde.