Carregando...

Saúde

Macaé faz campanha por doações de sangue no município na semana que antecede o Carnaval

A chegada do Carnaval traz consigo diversas demandas que muitas vezes vão além dos dias de folia. E um dos exemplos é a necessidade de estar com o estoque de sangue abastecido nos postos de coleta. Por conta da maior concentração de pessoas nas ruas durante o período de Carnaval, aumentam-se também os riscos de acidentes e consequentemente a demanda por doações. Exatamente por isso, a época é uma das principais do ano em que elas se fazem necessárias.

Em Macaé o prefeito Welberth deu exemplo. Nesta semana ele esteve no Hemocentro no centro da cidade e realizou a doação. Um processo rápido e simples, mas que pode salvar muitas vidas.

“Eu estava conversando com o pessoal que trabalha aqui e com o Dr. Adelmo que é o coordenador. Está chegando agora o período do Carnaval. Esse é um período em que naturalmente ficamos sem doações e é também quando utilizamos mais sangue. Então eu gostaria de convidar vocês a virem aqui no Hemocentro e realizarem a doação de sangue. Como eu já ouvi e estou aqui agora fazendo, doar sangue é um gesto de amor”, destacou o prefeito.

E para doar o procedimento é extremamente simples. O doar precisa estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos – desde que a primeira doação tenha ocorrida até os 60 anos; Pesar no mínimo 50 kg; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas anteriores à doação; estar alimentado e bem hidratado, sendo necessário evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação; apresentar documento original com foto ou a CNH digital; não ter feito piercing ou tatuagem nos últimos 06 meses; não ter realizado exame de endoscopia ou colonoscopia nos últimos 06 meses.

Pessoas com menos de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal do responsável legal.

O Homecentro de Macaé fica na Rua Dr. Bueno, 40, no bairro Imbetiba. O telefone para contato é o (22) 2796-1756

Deixe um comentário