Carregando...

BrasilEstadoGeralMacaé

Macaé: em seu site oficial, Prefeitura publica matéria assinada pela BRK falando bem de contrato entre município e empresa. ‘Pode isso, Arnaldo?’

Com o título ‘Macaé avança no acesso à coleta e ao tratamento de esgoto’, a Prefeitura publicou em seu site oficial nesta segunda-feira, 21, uma matéria enaltecendo a atuação da BRK Ambiental na cidade.

O que pode até não ter nenhum impedimento legal, é, no mínimo, questionável do ponto de vista moral. Isso porque a assinatura da matéria no site institucional da Prefeitura (mantido com dinheiro público) é da assessoria da BRK – empresa concessionária do serviço de coleta e tratamento de esgoto no município.

Ou seja: a Prefeitura, que contratou, paga uma fortuna e deve fiscalizar o contrato com a BRK, usa um espaço institucional de comunicação para que a empresa concessionária utilize e fale bem de si mesma.

Além disso, o título e o conteúdo da matéria contradizem o próprio prefeito, Dr. Aluízio (PSDB), que, há alguns dias, admitiu em uma postagem no Twitter que o tratamento de esgoto na cidade retrocedeu nos últimos dois anos. Os 40% comemorados pelo chefe do Executivo no post distanciam muito a realidade da promessa feita em campanha.

Com texto e fotos de autoria própria, a BRK Ambiental – antiga Odebrecht, uma das protagonistas dos escândalos de corrupção desvendados pela Operação ‘Lava Jato’ – fala de obras nos bairros, mas não aponta o percentual, de fato, de esgoto tratado pela empresa no município.