Foi divulgado na última semana de 2017, o resultado do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) que avalia a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas nos municípios do Brasil.
Levando em consideração as notas atribuídas aos municípios da região, Macaé e Quissamã lideram o ranking com notas 4,6 e 4,5 respectivamente. Já Conceição de Macabu, governada por Claudio Linhares (PMDB-Foto), amarga a última posição com 3,7. Os dados por Estado podem ser conferidos no site: http://www.ioeb.org.br/perfil/rj.
Sobre o IOEB
O índice – que é medido em notas de 0 a 10 – é gerado através da análise de dois grupos de informações: os insumos educacionais e os resultados educacionais.
O primeiro considera a escolaridade dos professores, o número médio da carga horária por dia, a experiência dos diretores e a taxa de atendimento na educação infantil.
Já o segundo leva em conta o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental do mesmo período e a taxa líquida de matrícula do ensino médio.
Ranking regional
1º Lugar – Macaé: Nota 4,6
2º Lugar – Quissamã: Nota 4,5
3º Lugar – Trajano de Moraes: Nota 4,4
4º Lugar – Carapebus: Nota 4,1
5º Lugar – Campos dos Goytacazes: Nota 4,0
6º Lugar – Santa Maria Madalena: Nota 3,9
7º Lugar – Conceição de Macabu: Nota 3,7