Carregando...

Estado

Macaé: construção de Unidade de Processamento de Gás Natural é autorizada. ‘Momento histórico’, comemora Welberth

Macaé, que vem se consolidando como a maior produtora de grãos do Estado, começa a viver novamente um boom de desenvolvimento e geração de empregos impulsionado pelo setor de energia. Nesta sexta-feira, 1, foi publicada no Diario Oficial do Estado a licença de autorização para a construção da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN).

O local faz parte do Tepor – o terminal, planejado desde 2012, altamente especializado que vai atender com a demanda da indústria de apoio às atividades de óleo e gás, além de apresentar soluções para transportes de cargas de outros setores. Os investimentos ao todo serão da ordem de R$ 7 bilhões.

Sua área onshore ocupará um total de até 6.000.000 m2, e possuirá pátios para estocagem e armazéns alfandegados. Estão incluídos ainda um Terminal de Armazenamento de Petróleo, um Terminal de Armazenamento de Combustíveis e uma Planta de Processamento de Gás Natural – cuja construção foi autorizada a partir de hoje.

Prefeito comemora ações

Ao Blog, o prefeito de Macaé, Welberth (Cidadania), disse que o Governo tem trabalhado nestes pouco mais de 15 meses de gestão para criar ambientes favoráveis de negócios, desburocratizando a máquina pública. “Nosso objetivo é que novas empresas sejam atraídas e instalem suas sedes em Macaé como já vem acontecendo”, resumiu.

O chefe do Executivo lembrou ainda os números de novas vagas de emprego geradas desde 2021, que colocam Macaé na liderança do Estado, além de costuras politicas que vão tornar Macaé ainda mais atrativa para os empresários, como a mudança na Lei Rosinha, ja aprovada na Alerj, e que passa a incluir o município entre os que oferecerão uma redução de 19% para 2% na alíquota de ICMS.

“Não tenho dúvidas de os próximos anos serão de crescimento econômico, geração de emprego e renda. Por isso, já determinei também que a Prefeitura ofereça cursos para profissionalizar os macaenses para assumir estes postos de emprego que serão criados”, enfatizou o prefeito.