No próxima quinta-feira, 4, a partir das 10h, a Câmara Municipal de Macaé sediará a segunda etapa do projeto “TCE Presente”. Representantes do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) conduzirão a palestra “Orientações para uma gestão efetiva”.
O evento é voltado a servidores municipais e estaduais de toda a região que podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 3 de maio. De acordo com o presidente do Legislativo, Cesinha (Solidariedade), a iniciativa reforça a importância da constante atualização para que o serviço público seja eficiente.
“Atualizarmos nossos conhecimentos é fundamental para que o serviço público seja eficiente e chegue em todos os locais é nosso objetivo. Por isso, faço o convite para que todos os servidores participem. Estaremos de portas abertas”, resumiu.
O conselheiro-presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, e o vice-presidente da Corte e do Conselho Superior da Escola de Contas do TCE-RJ (ECG), conselheiro Márcio Pacheco, participarão do evento, assim como o secretário-geral de Controle Externo do Tribunal, Oséias Santana.
O primeiro encontro aconteceu em Teresópolis, e a iniciativapassará, ainda, por Campos dos Goytacazes, Volta Redonda e Rio de Janeiro ao longo de 2023.
O programa tem o objetivo de proporcionar orientações para uma gestão efetiva e apresentar as principais atividades do Tribunal, a fim de estimular o aprimoramento da gestão pública e a ampliação da transparência e do controle social.
Diálogo com instituições e municípios
Em sua apresentação, o conselheiro Márcio Pacheco abordará o tema “O papel dos Tribunais de Contas” e destacará, também, a importância da Escola de Contas e Gestão para a formação dos gestores e dos servidores públicos.
“A ECG possui uma estrutura impecável. Nossa intenção é abrir a Escola e ampliar as oportunidades para os jurisdicionados, de forma a deixá-la cada vez mais acessível para que o gestor público tenha um caminho norteador”, afirma.
No mesmo dia, no turno da tarde, acontece a palestra “A Nova Lei de Licitações e o Tratamento Dispensado às Micro e Pequenas Empresas nas Contratações Públicas”, ministrada por profissionais do Sebrae RJ.
Macaé é a cidade polo da região. Podem se inscrever, ainda, servidores estaduais e municipais de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Iguaba Grande, Maricá, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Silva Jardim e Tanguá.