Macaé no passado era conhecida como uma cidade de pouca ou quase nenhuma mão de obra especializada. A população quase que em sua totalidade era formada por pessoas de outros municípios. Só que agora a cidade passou por uma virada de chave. Além de ser referência no Estado do Rio na geração de emprego, Macaé agora passou a investir também na qualificação profissional. Está criando sua própria mão de obra, valorizando e dando oportunidades para que todos possam ingressar no mercado de trabalho. Para que todos passam transformar sua própria realidade.
O poder público municipal entende a importância da qualificação profissional e os impactos positivos que ela pode trazer para a economia do município. E por isso tem investido no setor. Na semana passada foi formada a primeira turma de 200 alunos que receberam a certificação do T-Huet. O curso foi pago pela prefeitura e graças a ela, cerca de 3,5 mil pessoas poderão ter acesso no novo mercado offshore neste ano.
“Se tem uma coisa que me deixa muito satisfeito e muito feliz é entrega de certificado de qualificação profissional. Costumo falar que pra mim o maior projeto social que a gente pode oferecer às pessoas é o emprego. Eu sou o cara que quando entrei aqui entendi que precisava criar vagas de emprego porque a partir dele tudo vem. Sabia que precisava criar um dinheiro novo, ampliar a arrecadação do município para que pudéssemos investir em saúde, qualificação, educação e melhorar a cidade e a vida das pessoas”, disse o prefeito Welberth.
Ele ainda complementou: “A prefeitura tem trabalhado muito para poder criar e fechar todo esse elo desde o início, que é criar a vaga, buscar oportunidade de negócio, qualificar a população e ajudar a pessoa a entrar na vaga de emprego. Melhoramos a infraestrutura instalada na cidade, para que acontecesse o fenômeno que está acontecendo agora. Macaé hoje é uma das principais criadoras de vaga de emprego do Estado do Rio. Somos a segunda, só perdendo para a capital. Ninguém faz mais emprego que Macaé”, destacou o líder do executivo destacando que foi o primeiro prefeito a fazer isso na cidade junto ao corpo de secretários municipais.
O prefeito ainda concluiu o pensamento dando um recado à população: “Vocês podem ser o que quiserem. Basta estudar e se colocar à disposição porque eu, há alguns anos, entrei nessa prefeitura com o caminhão limpa fossa limpando esgoto e hoje volto como chefe do executivo e prefeito da cidade”, encerrou Welberth.