Fontes do Blog informaram no fim da noite desta terça-feira, 24, que o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (sem partido), já tem o sinal verde da Procuradoria Geral do Município para enviar à Câmara um Projeto de Lei que autorize o Governo a armar todos os 800 homens da Guarda Municipal.
O assunto vem sendo estudado internamente na Prefeitura há pelo menos 3 semanas. Neste período, o Governo também consultou oficialmente a Polícia Federal sobre o tema. O objetivo da administração é ajudar no combate à criminalidade no município, sobretudo, em função do insuficiente número de policiais para atender a toda a região.
Para se ter uma ideia, uma vez aprovado o projeto na Câmara, cerca de 800 agentes da GM – que serão submetidos a treinamentos, provas e critérios – estarão ajudando a patrulhar as ruas. Enquanto isso, a PM dispõe de algo como 600 policiais para atender a 6 cidades da região, com uma população total estimada em 600 mil pessoas.
Segundo informações, o chefe do Executivo estaria disposto a iniciar este processo já nas próximas semanas. Vale lembrar que a Lei 13.022/2014, sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff, autoriza as prefeituras do país a armarem seus contingentes da GM para a realização de patrulhamento preventivo.