Carregando...

Saquarema

Luana Silva supera campeã olímpica na WSL, mas não resiste à australiana e termina com vice

A surfista brasileira Luana Silva deixa Saquarema como uma das grandes surpresas da VIVO Rio Pro, como é chamada a 9ª etapa do Circuito Mundial da World League Surf (WSL), que terminou nesse domingo, 29.

Vice-campeã da etapa, Luana Silva, de apenas 21 anos, que foi confirmada na elite do surfe mundial após desistência da australiana octacampeã mundial Stephanie Gilmore, leva das águas da Praia de Itaúna uma vitória histórica contra a atual campeã olímpica, a norte-americana Caroline Marks, nas semifinais.

Foi dela o melhor resultado brasileiro na VIVO Rio Pro, principalmente depois das eliminações no masculino, com o campeão olímpico Ítalo Ferreira, que caiu nas quartas de final para o australiano Ethan Ewing, e com Miguel Pupo, que caiu das semifinais para o norte-americano Cole Houshmand, que viria a conquistar o título em Saquarema.

Essa foi a 1ª vez, desde a adição de Saquarema ao calendário do Circuito Mundial da WSL, em 2017, que os atletas brasileiros finalizaram a etapa no “Maracanã do Surfe”, como é conhecida a Praia de Itaúna, sem títulos.

Se no masculino, deu Estados Unidos, com Cole Houshmand, no feminino, Luana Silva acabou superada pela australiana Molly Picklum, nova líder do ranking mundial, depois de ultrapassar a norte-americana Caitlin Simmers, e a havaiana Gabriela Bryan.

Com o vice-campeonato em Itaúna, Luana Silva, que subiu para a 9ª colocação no ranking mundial, agora mira em continuar a escalada rumo ao top 5, que dá vaga para a disputa do título da WSL, em Cloudbreak, Fiji, entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro.

Restam apenas duas etapas antes da grande decisão do Circuito Mundial da WSL, a 10ª etapa, Corona Cero Open J-Bay, que acontece em Jeffreys Bay, no Cabo Oriental, na África do Sul, entre os dias 11 e 20 de julho, e a 11ª, Lexus Tahiti Pro, que acontece em, Teahupo’o, no Taiti, na Polinésia Francesa, entre os dias 7 e 16 de agosto.