Carregando...

Estado

Justiça Eleitoral alerta para mais de 400 mil eleitores que podem ter título cancelado no Rio

Mais de 400 mil eleitores do Estado do Rio podem ter o título de eleitor cancelado pela Justiça Eleitoral, por terem deixado de votar nas últimas 3 eleições consecutivas, sem justificativa ou pagamento de multa pela ausência nas urnas, lembrando que cada turno é considerado uma eleição diferente.

Os números foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE-RJ) nessa quarta-feira, 12, que afirma que 400.916 eleitores estão nessa situação e podem ter o título cancelado caso não regularizem a situação até 19 de maio.

Para saber sua situação, o eleitor pode fazer a consulta no site www.tre-rj.jus.br, clicando em “Serviços Eleitorais”, e depois em “Situação e local de votação”, em seguida em “Situação”, enfim, na opção número 7, “Consultar Situação Eleitoral”.

Ao todo, são 42.228 eleitores somando as cidades de Araruama (3.060), Armação dos Búzios (1657), Arraial do Cabo (1.330), Cabo Frio (4.845), Campos dos Goytacazes (10.732), Carapebus (304), Casimiro (1.382), Iguaba Grande (793), Macaé (6.496), Maricá (3.419), Quissamã (497), Rio das Ostras (3.051), Saquarema (1.852), Silva Jardim (630), e São Pedro da Aldeia (2.180).

O TRE-RJ lembra que quem não regularizar a situação, estará sujeito a uma série de restrições, como o impedimento para emitir passaporte, tomar posse em cargo público, renovar matrícula em instituição de ensino pública, além de emitir certidão de quitação eleitoral.

Mas para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral, existem 3 possibilidades, por atendimento online ou pelo aplicativo e-Título, e de forma presencial, comparecendo ao cartório eleitoral mais próximo, de segunda a sexta, das 11h às 19h.

Para descobrir qual o mais próximo da sua residência, o eleitor também pode acessar o site do TRE-RJ, mas clicando em “Institucional”, depois na opção sobre endereços da sede, cartórios e zona eleitorais, em “Endereços, Telefone e Horários de Atendimento”.

O TRE-RJ lembra que a ausência em cada turno da eleição gera uma multa de R$ 3,51, que pode ser paga por meio de emissão de boleto (Guia de Recolhimento), por Pix ou até mesmo através de cartão de crédito.
“A identificação no sistema da Justiça Eleitoral do pagamento via Pix ou Cartão de Crédito (pagamento instantâneo com PagTesouro) costuma ocorrer em poucos segundos. Já o pagamento por boleto demanda o prazo de compensação bancária, que pode levar até 48 horas úteis após o pagamento”, explica o TRE-RJ.

Deixe um comentário