Inclusão de Macaé nas novas rotas de gás natural será discutida em audiência pública na Câmara no próximo dia 28

Inclusão de Macaé nas novas rotas de gás natural será discutida em audiência pública na Câmara no próximo dia 28

A Câmara aprovou, na semana passada, Requerimento de autoria de Cristiano Gelinho (PTC) para a realização de audiência pública para discutir a inclusão de Macaé nas novas rotas de gás natural.

O parlamentar já garantiu a participação no evento, marcado para o próximo dia 28, às 18h, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) – órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia. Além disso, executivos da Shell e deputados estaduais e federais também estão sendo convidados.

Na prática, a preocupação de Gelinho – que esteve no Rio reunido com a direção da EPE, é que Macaé não fique de fora de uma das seis novas rotas para escoamento do gás naturaloffshore no país que estão sendo estudadas pela empresa.

Geração de emprego e renda

Isso porque, das rotas em estudo – com capacidade variando entre 30 milhões de m3 por dia e 45 milhões de m3 por dia – duas são alternativas para a Rota 4, uma ligando o pré-salde Santos até São Paulo e outra ao Porto de Itaguaí.

Além disso, outras quatro rotas saindo da Bacia de Campos também são estudadas pela empresa, sendo duas ligando o Porto do Açu e outra duas o Porto Central e o Porto de Itaguaí. 

“Queremos garantir a geração de emprego e renda na cidade. E deixar Macaé de fora das novas rotas de gás é um retrocesso. Estamos vivendo um momento de retomada dos campos maduros da BC e agora com a licença do Porto, temos de fortalecer mais o setor”, disse.