O Sindicado Patronal do Comércio Varejista (Sindicomércio) das cidades de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim comemorou, nessa semana, o impacto gerado pelas obras de construção da 1ª unidade do chamado “Sistema S” em Rio das Ostras.
Reunindo o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), as obras da unidade, que está sendo erguida no bairro Recanto, contam com cerca de 70% de moradores da cidade entre os profissionais.
A informação foi divulgada nessa segunda-feira, 1º de setembro, pelo Sindicomércio, que revela que até o final das obras, que têm previsão de entrega para março de 2026, aproximadamente entre 120 e 130 trabalhadores terão participado da construção.
De acordo com a entidade, o impacto das obras da nova unidade do Sesc/Senac em Rio das Ostras vem gerando renda e estimulando a economia local, além de impulsionar o setor da Construção, que registrou queda de 89 postos de trabalho na cidade em julho, conforme dados da plataforma Retratos Regionais, da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan).
Na última sexta-feira, 29 de agosto, o presidente do Sindicomércio, Marcelo Ayres, esteve no local das obras, acompanhado de representantes da JZ Engenharia, empresa responsável pela execução do projeto.
Durante a visita ao canteiro de obras, em uma área de mais de 3 mil metros quadrados (m²) na Rua João Batista Cordeiro, foi exibido um vídeo em 3D, apresentando a estrutura final da unidade, que prevê um prédio de 4 andares, e já se encontra em estágio avançado de construção.
“O Sesc e o Senac representam uma conquista para toda a comunidade. Antes mesmo da inauguração, já conseguimos gerar postos de trabalho e valorizar a mão de obra local. Nosso compromisso é seguir atuando para fortalecer o comércio e o desenvolvimento da cidade”, afirmou Marcelo Ayres.
Voltada para formação profissional e serviços à população, a nova unidade do Sesc/Senac em Rio das Ostras contará com espaço para aprendizagem e formação profissionais, com cursos nas áreas de saúde, estética, bem-estar, informática e gestão.
Além disso, a unidade oferecerá ainda espaços de uso comunitário com opções de esporte, lazer, cultura e saúde, como academia, clínica odontológica, Espaço Sesc Saúde Mulher, galeria de artes, quadra poliesportiva e piscina.