Procurado desde 2020 pela Justiça do Espírito Santo, Isac da Silva Campos, de 30 anos, foi preso nesta semana em Macaé. Ele foi capturado na manhã da última segunda-feira (21) pela Divisão de Busca e Recaptura (Recap) da Polícia Penal do Rio de Janeiro. A operação contou com o apoio da Subsecretaria de Inteligência Penitenciária da Seap-RJ e das equipes do Espírito Santo, em uma ação integrada entre os dois estados.
Isac era procurado por ter participado da rendição de agentes penitenciários e por ter fugido da unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APACF), que fica em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. A fuga aconteceu no dia 18 de setembro de 2020, quando ele e outros dois detentos também conseguiram escapar no município de Vargem Alta.
Isac foi condenado a mais de 16 anos de prisão por latrocínio (roubo qualificado por morte). Segundo informações, ele havia se estabelecido em Macaé desde a fuga. O criminoso foi capturado na Avenida Papa João XXIII, não tendo oferecido resistência à prisão.
Inicialmente, ele foi encaminhado para a delegacia, sendo conduzido na sequência para à Secretaria de Administração Penitenciária do Rio (SEAP-RJ), onde permaneceu à disposição da Justiça.
Segundo levantamento feito pela Inter TV, afiliada da TV Globo, somente neste ano, já foram recapturados 90 presos beneficiados com saídas temporárias e que não retornaram no prazo legal. Desse total, cerca de 13% foram localizados em cidades do Rio, sendo onze pessoas no Noroeste e Norte Fluminenses e uma mulher em Cabo Frio, na Região dos Lagos. As informações estão disponíveis no site do G1.