Carregando...

GovernoRio de Janeiro

Governador inaugura nova sede do Instituto Rio Metrópole e aprova projetos de incentivo ao crescimento da Região Metropolitana

Novos estudos para o desenvolvimento regional envolvem saneamento, resiliência ambiental, habitação, equipamentos sociais, mobilidade, entre outras pautas

O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta quarta-feira (22/11), a nova sede do Instituto Rio Metrópole (IRM), na Avenida Presidente Wilson 231, 28º andar, no Centro do Rio. Logo depois, aprovou cinco projetos de desenvolvimento regional para o estado, durante a reunião do Conselho Deliberativo do instituto, que reúne os 22 prefeitos dos municípios que integram a Região Metropolitana.

– É muito importante que o IRM tenha cada dia mais vida própria. É uma instituição da nossa Região Metropolitana, onde o Governo do Estado, que o preside, é um dos entes. É muito importante esse caráter de coletividade. Precisamos discutir os problemas, as necessidades e os anseios de cada região. Conseguimos, assim, evoluir muito nos últimos três anos, mas sabemos que ainda temos muito a fazer – ressaltou o governador Cláudio Castro.

Os novos projetos do Instituto Rio Metrópole envolvem a reconfiguração espacial, saneamento, resiliência ambiental, habitação, equipamentos sociais, mobilidade, valorização do patrimônio ambiental, construído e cultural, e expansão econômica e gestão pública. Os novos estudos anunciados foram bem recebidos pelo Conselho Deliberativo, formado pelo governador Cláudio Castro, que o preside, além dos prefeitos dos municípios que integram a Região Metropolitana.

– Podem ter certeza de que o compromisso do Instituto Rio Metrópole é com a Região Metropolitana. É importante que todas as dificuldades sejam trazidas para o instituto para que possamos encontrar soluções. Queremos nos colocar à disposição para poder ajudar o desenvolvimento da Região Metropolitana e dos municípios –  afirmou o presidente Davi Perini Vermelho.

Os novos estudos

Entre os novos projetos aprovados está o Programa de Conservação, Manutenção e Restauração de Vias, Infraestrutura e Mobilidade de Interesse Metropolitano de Transporte de Cargas e Pessoas, que visa oferecer um transporte público mais eficiente. O objetivo é a redução de custos com combustível e diminuição do tempo de deslocamento entre casa e trabalho.

Também foi aprovado um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA) para localização e instalação de fábrica de granulados de borracha de pneus inservíveis. O material será aplicado em obras de infraestrutura viária para, entre outros resultados, reduzir o descarte irregular de pneus no ambiente, o custo de pavimentação das vias, além de gerar emprego e renda e aumentar a arrecadação.

Outro estudo aprovado diz respeito à viabilidade técnica para modelagem de possível concessão integrada das galerias técnicas da Metrópole, para aproveitar a janela de oportunidades envolvendo as concessões ou renovações, criando um cronograma de obras que envolvam a implementação em conjunto e na mesma infraestrutura urbana dos serviços.

Um Sistema de Monitoramento de Desastres Naturais na Região Metropolitana também foi aprovado como novo projeto, para coletar, processar e visualizar dados em tempo real, gerando informações relevantes às autoridades e equipes de pronta resposta para melhorar a capacidade de prevenção.

Outro projeto, o Cidades Inteligentes, também aprovado pelo Conselho Deliberativo, visa criar condições para a implementação de soluções, plataformas e serviços digitais necessários para a construção de cidades inteligentes e sustentáveis. O objetivo é implementar uma infraestrutura de conectividade segura de vários serviços, com capacidade de oferta de serviços digitais para a população, com gestão eficiente e eficaz.