A Prefeitura de Quissamã promoveu, nesta quarta-feira (13), uma ampla ação social no bairro Santa Catarina, integrando a programação do Agosto Lilás – campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Governo do Estado e a Defensoria Pública, ofereceu uma série de serviços gratuitos à população, totalizando cerca de 300 atendimentos.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEMDHC), por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, o evento teve como foco principal o combate à violência doméstica e a promoção da cidadania.
A mobilização contou com a presença do prefeito Marcelo Batista; do secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Lucas Pacheco; da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Valquíria Barcelos; da subsecretária de Assistência Social, Rosane Barros; da subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Elizabeth Sanz; e da coordenadora de Políticas para as Mulheres, Gabriela Vasconcelos.
A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a proteção dos direitos das mulheres e o acesso da população a serviços essenciais de forma descentralizada. Diversos serviços foram oferecidos aos presentes, desde atendimento psicológico, jurídico e social no Ônibus Lilás, voltados para mulheres em situação de violência.
Outro fato importante é que a van da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro também esteve presente, fornecendo orientações jurídicas. Além disso, o Detran-RJ facilitou o agendamento para emissão da nova carteira de identidade, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizou testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, além da aferição de pressão arterial. A Secretaria de Segurança Pública montou um estande com a Patrulha Maria da Penha, e a Fundação Leão XIII também participou da ação.
O prefeito Marcelo Batista ressaltou a importância da iniciativa. “Esta é uma ação de cidadania e de presença do poder público nos bairros, levando serviços que são direito da população. É um trabalho fundamental para dar apoio e voz às mulheres que enfrentam a violência e para garantir que todos tenham acesso a seus direitos”, afirmou.
A programação do Agosto Lilás continua em Quissamã. No dia 21, o município sediará o Seminário das Mulheres Quissamaenses, no auditório do IFF. Já no dia 27, será a vez do projeto Mulheres Conectadas/Empreendedorismo, que oferecerá oficinas para ampliar a autonomia feminina e valorizar a cultura local.