Rio das Ostras comemora 33 anos de sua emancipação político-administrativa nessa quinta-feira, 10, e para celebrar o aniversário da cidade, as festividades contam com uma agenda repleta de atividades para todos os gostos e idades.
Além de exposições, eventos esportivos e culturais e shows musicais, que prometem animar a festa até sábado, 12, a programação inclui ainda uma exibição cinematográfica para lá de especial, do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de “Melhor Filme Internacional”.
A sessão acontece nessa quinta, às 18h, no Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (Cepro), que promoverá a exibição gratuita do filme dirigido por Walter Salles, e que conta com nomes como Fernanda Torres e Selton Mello no elenco.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme reconta a busca da mãe de Marcelo, Eunice Paiva, por seu marido, Rubens Paiva, desaparecido durante a Ditadura, em dos tantos capítulos trágicos do período.
“Acreditamos na arte como ferramenta de transformação. Trazer um filme com essa carga de reflexão num momento simbólico para o município é uma forma de fortalecer o vínculo entre o público e as questões sociais que nos cercam”, contou a presidente do Cepro, Guilhermina Rocha.
“A iniciativa também reforça o papel do Cepro como agente de formação crítica e cultural, oferecendo atividades gratuitas e abertas à comunidade desde 2004”, avalia a organização do evento.
O Cepro funciona na Avenida das Flores 394, no Âncora, e oferece atividades com uma agenda regular de oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas e cineclubes voltados à educação popular.