Começa nessa sexta-feira, 9, a 5ª edição do Festival de Circo de Rua de Rio das Ostras, que acontece até esse domingo, 11, na Concha Acústica, no Centro, com uma programação variada e gratuita para todas as idades.
Para a edição desse ano, o Festival promete cativar novamente o público com espetáculos, oficinas, varietê, encontros de aéreos circenses e de malabares, em um evento que homenageia a artista venezuelana Julieta Hernandez, assassinada brutalmente em janeiro desse ano.
“O Festival de Circo de Rua de Rio das Ostras é mais que um simples evento cultural. É um espaço de intercâmbio, aprendizado e diversão, onde cada edição traz novas surpresas e emoções. Ver a plateia se maravilhar com cada apresentação é o que nos incentiva a continuar investindo na arte circense”, afirmou o ator e artista circense Eder Veríssimo, um dos criadores do festival.
A programação começa nessa sexta, às 9h, com uma Oficina de Comicidade, que acontece no Centro de Formação Artística em Dança, Música e Teatro, mais conhecido como Onda, com a produtora e artista circense Marina Petersen, e segue às 20h, com a apresentação do espetáculo “O Mergulho”, da Cia Artesania do Encanto, na Concha Acústica.
No sábado, 10, o dia começa com o Encontro de Aéreos, às 9h, no emissário da Praia de Costazul, seguindo às 15h com uma Oficina de Produção de Memória do Artista, na sede da Fundação de Cultura de Rio das Ostras (FROC), no Centro, com a produtora e artista circense Yvie Tinoco.
A programação dia continua às 18h, na Concha Acústica, com um Encontro de Malabares, seguido pelo espetáculo “Margarida: uma Deusa, uma Louca, uma Feiticeira”, da Cia Chirulico, às 20h, e pela Varietê Julieta Hernandez, às 21h.
O evento se encerra no domingo, 11, com uma Oficina de Swing e Malabares, às 15h, na Casa de Cultura, no Centro, com Jana Bersot e Ximena, seguindo com outro Encontro de Malabares às 18h, na Concha Acústica, até a finalização às 20h, com o espetáculo “A Rua é Delas”, com as palhaças Trambolho e Gabiroba.
Desde sua criação, o Festival de Circo de Rua de Rio das Ostras já reuniu quase 5 mil espectadores, contando com a participação de aproximadamente 60 artistas que apresentaram 22 espetáculos e promoveram 8 oficinas práticas, uma edição especial do CIRCOLar e uma exposição intitulada “Pequenas Lembranças do Circo Brasileiro”.