Termina nessa sexta-feira, 9, o credenciamento das escolas interessadas em participação do processo eleitoral da 6ª edição do Parlamento Juvenil da Câmara Municipal de Cabo Frio, que escolherá os jovens parlamentares para o biênio 2025/2026.
Já os estudantes das instituições credenciadas poderão se candidatar às vagas entre os dias 12 e 16 de maio, diretamente em suas respectivas unidades de ensino, com a eleição prevista para o próximo dia 20 de maio, e a posse para 4 de junho, durante uma sessão solene na sede do Legislativo.
O Parlamento Juvenil contará com 17 parlamentares titulares, mesmo número de cadeiras da Câmara, mas com um número definido de 5 suplentes, já que, como não há partidos, não haveria como emular o mesmo processo de substituição de parlamentares, como acontece no Legislativo.
O grande diferencial dessa edição será a reserva de uma vaga exclusiva para um assistido da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), reafirmando o compromisso da Casa com a inclusão e a valorização da diversidade.
“Queremos aproximar a juventude do Legislativo, mostrando como funcionam os processos democráticos e incentivando o surgimento de novas lideranças para a nossa cidade”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Vaguinho (PL).
A partir da posse, os jovens parlamentares terão um mandato que se estende até o final de 2026, período em participarão de sessões quinzenais, atividades de formação política, visitas técnicas e encontros com autoridades em diferentes esferas de governo.
As campanhas eleitorais internas nas escolas começam no dia 12 de maio, seguindo regras estabelecidas no edital, que oferece todas as informações detalhadas sobre conforme publicado no Diário Oficial de Cabo Frio 33/2025, disponível no site Câmara ou pelo link: https://transparencia.cabofrio.rj.leg.br/diariooficial/37.