Sob o sol da manhã desta sexta-feira (31), a Praia de Cavaleiros, em Macaé, foi palco do encerramento do projeto Botinho 2025. A iniciativa, fruto da parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e o SESC-RJ, reuniu crianças e adolescentes de 7 a 17 anos para uma manhã de atividades lúdicas e educativas.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Ambiente, Phelipe Salgado, que destacou a importância do projeto para o desenvolvimento dos jovens e para a conscientização ambiental. “Este projeto, que promove a educação e a conscientização ambiental, tem o apoio total da nossa secretaria, que se compromete a ajudar a expandir suas ações”, afirmou Salgado.
Uma das atividades mais aguardadas foi a palestra do zootecnista e educador ambiental Thiago Graça, representante do Instituto BW. Especialista em conservação de animais marinhos e silvestres, Graça abordou a problemática do lixo nos oceanos e seus impactos na vida marinha. Utilizando carcaças de tartarugas, ovos de tubarão, ossos de baleia e outros objetos, o zootecnista despertou a curiosidade dos participantes e transmitiu conhecimentos sobre a importância da preservação ambiental.
O subcomandante operacional do 9º Grupamento de Bombeiro Militar Macaé, Daniel Chaves, celebrou o encerramento do projeto, que é dividido em três turmas: Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos).
O “Projeto Botinho” é realizado desde 1963 e tem como objetivo promover a cultura de prevenção a acidentes marítimos por meio de atividades lúdicas e orientadas. Considerada a maior colônia de férias gratuita da América Latina, a iniciativa oferece exercícios físicos na areia, instruções sobre as condições do mar, primeiros-socorros e conservação ambiental. As atividades acontecem das 8h às 11h em cerca de 30 praias fluminenses.