Carregando...

BrasilEstadoGeralRio de Janeiro

Disque-Solidariedade: Câmara aprova criação de programa que vai reunir doações para pessoas em vulnerabilidade social

Um programa de grande alcance social e que já está em vigor – criado por lei aprovada pela Câmara Municipal do Rio – pode se tornar modelo para todo o país. Trata-se do Disque-Solidariedade.

Na prática, a Prefeitura do Rio definirá a partir de agora as normas para colocar em funcionamento a iniciativa – que vai reunir doações diversas para pessoas menos favorecidas. O autor da proposta foi o vereador Professor Adalmir (PSDB).

O parlamentar explica que caberá a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos estabelecer os critérios socioeconômicos dos possíveis beneficiários das doações, além dos procedimentos de arrecadação, cadastro e armazenamento do material recebido.

Aliás, tudo deverá ser registrado com dados pessoais do doador, como nome, telefone e endereço. Segundo o Professor Adalmir (PSDB), a criação de uma linha telefônica para notificação e comunicação de doadores seria o caminho ideal para que o programa seja eficaz.

“Diversos itens poderão ser oferecidos, como roupas e utensílios, mas o programa vai priorizar a oferta de móveis de uso doméstico, além de eletrodomésticos”, explicou.

O vereador acredita que o programa vai ajudar a população do município que vive em regiões de vulnerabilidade social, principalmente nos casos de enchente e deslizamentos de encostas.