Cerca de mil pessoas participaram da Corrida Lilás no último domingo (31) na Praia Campista. O evento teve como um dos objetivos centrais a mobilização contra o fim da violência contra a mulher. As provas foram realizadas em duas modalidades: corrida e caminhada de 5 km e uma corrida de 10km. Todos que participaram da prova receberam medalhas.
Estiveram reunidos corredores e praticantes de caminhada. O evento também promoveu a integração entre os participantes, tendo inclusive a participação de amigos, familiares e pets. Toda a programação foi pensada com o objetivo de chamar a atenção para o enfrentamento da violência contra a mulher. Os organizadores também reforçaram a importância da denúncia.
A organização ficou por conta da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. De acordo com a secretária da pasta, Quelen Rezende, o evento superou as expectativas.
“Foi maravilhoso. A Corrida Lilás ganhou uma conotação de conscientização aliada ao alto astral dos participantes e animação de pessoas de variados perfis, como casais, tutores com pets, iniciantes, veteranos da corrida e grupos de amigos e familiares. Agradeço a toda minha equipe. No próximo ano, a finalidade é promover a segunda edição”, comentou.
Além de medalhas para os participantes, a corrida também premiou com troféus os três primeiros colocados na categoria geral (feminino e masculino) e também os três primeiros nas demais categorias (masculino e feminino). Os resultados parciais da prova estarão disponíveis através do QRCode impresso em cada número de peito.
Participaram da corrida representantes da Prefeitura. Entre eles estavam o vice-prefeito, Dr Fabiano Paschoal, o Secretário de Esportes de Macaé, Cesar Maillet, Subsecretário de Esportes, Rodrigo Caldeira, além da Secretária de Cultura, Waleska Freire, que junto à Quelen Rezende realizou entrega de medalhas.
A programação também foi marcada por musicalidade especial com artistas locais, como o DJ Rian Carvalho, além de tendas com entrega de frutas, barra de cereal e água. A Secretaria de Saúde disponibilizou equipe e ambulância. Vale lembrar que durante a retirada dos kits, os atletas doaram um quilo de alimento não perecível, que será destinado a famílias em situação de vulnerabilidade.