A 6ª Conferência Municipal da Cidade terminou na tarde desta quinta-feira (4) com a eleição de delegados que irão representar o município na conferência estadual e no Conselho das Cidades de Macaé. O evento, que contou com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público, teve como objetivo discutir e propor políticas públicas para o desenvolvimento urbano e a gestão democrática das cidades.
Durante a conferência, foram debatidos diversos temas, como moradia, mobilidade urbana, transporte público, saneamento básico, meio ambiente e acessibilidade. Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar propostas e sugestões para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Macaé. A conferência foi estruturada pela Comissão de Organização da 6ª Conferência, formada por integrantes da sociedade civil organizada com o apoio do Escritório de Gestão Indicadores e Metas (EGIM).
Ao final do evento, foram eleitos os delegados que representarão o município na conferência estadual, onde serão discutidas questões regionais e estaduais relacionadas ao desenvolvimento urbano. Além disso, também foram escolhidos os representantes que farão parte do Conselho da Cidade de Macaé, órgão responsável por acompanhar e fiscalizar a implementação das políticas públicas voltadas para o planejamento urbano.
– A Conferência Municipal foi um importante espaço de diálogo e construção coletiva, que contribuirá para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do município de Macaé – destacou o gerente do Egim, Romulo Campos.
A presidente da Comissão Organizadora, Darana Azevedo, pontuou que o principal objetivo da conferência municipal foi mobilizar a sociedade para participar ativamente, contribuindo com as políticas públicas e elegendo os representantes do município na fase estadual do processo.
A conferência abordou os temas “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”, a conferência contou nesta quinta-feira com mesa redonda com o tema “Macaé – Perspectivas da indústria de óleo e gás e a construção de uma cidade inclusiva, democrática, sustentável e com justiça social”; grupos de debate sobre “Sistema Nacional de Políticas de habitação e regularização fundiária da PNDU. Objetivo geral, diretrizes gerais da PNDU e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU)”; “Política de Saneamento Básico e Mobilidade Urbana da PNDU (Eixo 1)”; “Controle social e gestão democrática das cidades. Gestão interfederativa, cooperação e consórcios, Gestão das regiões metropolitanas e Financiamento da PNDU: Mecanismos Fiscais e Extrafiscais de âmbito local” e “Sustentabilidade ambiental e emergências climáticas. Transformação digital e território e Segurança Pública e o Enfrentamento do Controle Armado dos Territórios Populares. (Eixo 3)”.